MITOLOGIA DO MUNDO VEGETAL GRECO-ROMANO: ALGUNS EXEMPLOS PARTICULARES

Autores

  • Marco Antônio Abrantes de Barros Godoi Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/principia.2020.55873

Palavras-chave:

Vegetação, Mito, Religião

Resumo

Desde os tempos primitivos, o animismo vem sendo uma característica universal da visão que o ser humano tem sobre a sua experiência com seu ambiente, sendo uma perspectiva holística do universo, este ser humano encara-o como um universo vivo, seja uma pedra, seja um rio, ou a vegetação ao redor, todos possuem um espírito que se manifesta e se  conecta com todos ao redor. A partir desta visão de mundo primevo, as sociedades posteriores construíram uma visão do mundo vegetal complexa que leva a representações de cada elemento da natureza. Aqui pretendemos observar, na primeira parte um aspecto geral desta perspectiva sobre uma visão do mito e da forma como o homem veio construindo esta percepção do mundo vegetal e seu elo com sua vida. Na segunda parte estudaremos algumas particularidades do mito do carvalho, do narciso, da oliveira e da videira.

Biografia do Autor

Marco Antônio Abrantes de Barros Godoi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas-Latim e Cultura Romana, atuando principalmente nos seguintes temas: Latim, Cultura Clássica, História da Filosofia greco-romana e Filologia.

Downloads

Publicado

2020-12-13

Como Citar

Godoi, M. A. A. de B. (2020). MITOLOGIA DO MUNDO VEGETAL GRECO-ROMANO: ALGUNS EXEMPLOS PARTICULARES. PRINCIPIA, (40), 119–125. https://doi.org/10.12957/principia.2020.55873

Edição

Seção

Artigos