APRESENTO-LHES YHWH, O D’US DOS HEBREUS

Autores

  • Isabel Arco Verde Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Wellington Couto de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Viktoria Freires Moura Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/principia.2020.55869

Palavras-chave:

YHWH, Moisés, dez pragas, êxodo

Resumo

A manifestação de YHWH para Moisés sela um capítulo importante na história dos hebreus e da humanidade. Entender sua aproximação, sua apresentação e sua recepção no evento do Horebe nos ajudam a entender também a mentalidade que orienta a religiosidade judaico-cristã. Dez pragas não encerram a visão grandiosa deste deus que parece descer de sua corte para caminhar na história dos homens. O embate nítido entre as divindades egípcias e o seu Faraó é o cenário onde Deus e o homem parecem caminhar juntos escrevendo sua história.

Biografia do Autor

Isabel Arco Verde Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e mestrado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fez especialização em Estudos Bíblicos, pela UFRJ, em 2003 e em Língua Latina,na UERJ, em 2017. Atualmente faz doutorado em Literatura Comparada, na UERJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Hebraica, atuando principalmente nos seguintes temas: hebraico, português, língua hebraica, bíblia e literatura judaica.

Wellington Couto de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrado em andamento em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de pesquisa Linguagem, mente e cérebro, com o projeto de pesquisa intitulado Uma abordagem neuro e psicolinguística da concordância verbal no português falado na cidade do Rio de Janeiro, orientado pela Profa. Dra. Marije Soto; é membro do laboratório ACESIN. Licenciando em Letras - Inglês/Literaturas pelo Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ILE/UERJ). Bacharel em Letras - Inglês/Literaturas pelo mesmo Instituto. É professor de Língua Inglesa Instrumental do Pré-Vestibular Santa Cruz Universitário, e estagiário voluntário do CEALD - Colaboração, estratégias de aprendizagem e letramento digital na formação de professores de línguas. Foi monitor-bolsista das disciplinas Linguística I - Fundamentos Teóricos e Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira, além de bolsista de extensão do projeto Redes Sociolinguísticas: divulgando a sociolinguística na web. Foi também integrante do grupo de extensão ENeLing - Educação, Neurociência e Linguagem e membro do grupo de pesquisa e extensão Hebraicando. Possui experiência na área de revisão textual, atuando como corretor da plataforma online Imaginie.

Viktoria Freires Moura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduanda em Letras - Português/Literaturas (Bacharel e Licenciatura), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2020-12-13

Como Citar

Santos, I. A. V., Almeida, W. C. de, & Moura, V. F. (2020). APRESENTO-LHES YHWH, O D’US DOS HEBREUS. PRINCIPIA, (40), 63–73. https://doi.org/10.12957/principia.2020.55869

Edição

Seção

Artigos