A noção de pietas nas práticas religiosas de Rudens
DOI:
https://doi.org/10.12957/principia.2019.48168Palavras-chave:
Plauto, Rudens, religiosidadeResumo
Neste artigo, aborda-se como a noção de pietas vem explorada comicamente por Plauto em Rudens, obra cuja ação é permeada pela religiosidade romana, em especial, do culto público. Com esse objetivo, abordamos a noção de pietas como vínculo social e religioso, levando em consideração o uso de pius e scelestus, a utilização cênica do templo, o lugar religioso que o mar assume em Rudens e a menção explícita a instrumentos utilizados no culto a Vênus. Considerando parte da problemática que envolve os conceitos de religião e religiosidade na Roma do período helenístico (FUNARI, 1993; Id., 2009; TOLLIVER, 1952) bem como o tratamento cômico fortemente ligado ao cotidiano no corpo plautino (DUCKWORTH, 1952) fazemos uma análise histórico-literária de fatos pertinentes para o estudo da prática religiosa, que é elemento essencial da cidadania romana coletiva que adveio da invenção da urbs (SCHEID, 1998). A conclusão a que chegamos é a de que Plauto representa a pietas na comédia a que se restringe este artigo, sobretudo por elementos cênicos e orais, de modo que a religiosidade se mostra intimamente ligada à correção de costumes observáveis nas personagens tipo.
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