O ENSINO DO GREGO MODERNO NAS UNIVERSIDADES DOS EUA: A QUEM PERTENCE OS PROGRAMAS DE GREGO MODERNO?

Autores

  • Nikoleta Tsitsanoudi - Mallidi Universidade Ioannina e Universidade de Harvard
  • Maria Cheilítsi Universidade de Ioannina

Palavras-chave:

Estudos de Grego Moderno, Língua Grega Moderna, Universidades nos EUA

Resumo

Ao contrário dos Clássicos e do Grego Antigo, o interesse pela língua grega moderna e seu ensino, nas faculdades e universidades nos EUA, é muito mais recente e deriva principalmente do surgimento da literatura grega moderna no início do século XX. Kazantzakis, Cavafy, Palamas e, mais tarde, Seferis e Elytis desencadeiam, diacronicamente, o interesse dos investigadores nos E.U.A. e proporcionam uma ocasião muito boa para o estudo da língua grega moderna. Consequentemente, programas de Estudos do Grego Moderno foram desenvolvidos não estando necessariamente ligados aos Clássicos e  a seu prestígio, a fim de atrair os estudantes. Eles focaram principalmente, e ainda fazem, na literatura e em outros tipos de artes, para além da linguagem e permeando tudo isso, na história atual, como pode ser notado nos respectivos currículos.

Este artigo tenta abordar as características do ensino do Grego Moderno nos EUA, uma vez que isso é influenciado em um nível organizacional e acadêmico, devido à natureza especial das universidades americanas (“faculdades versus universidades”, “públicas versus privadas”). Argumenta-se que, devido ao financiamento insuficiente e apesar da alta pesquisa, os Programas de Estudos Gregos Modernos não conseguiram se tornar departamentos independentes e, por meio dessa estrutura, melhorar. Eles geralmente pertencem a departamentos de Estudos Clássicos ( como em Harvard e Georgetown), ou, menos freqüentemente, pertencem a departamentos de história (como em Rutgers), ou estudos de área (caso de Indiana University Bloomington), enfatizando principalmente o aspecto moderno do campo. Como afirmado, alguns programas gozam de maior independência (caso de Princeton), como eles cooperam com muitos departamentos, e, administrativamente, eles pertencem diretamente às Escolas e Faculdades de Humanidades em suas universidades.

Biografia do Autor

Nikoleta Tsitsanoudi - Mallidi, Universidade Ioannina e Universidade de Harvard

Nikoletta Tsitsanoudi - Mallidi é Professora Assistente de Língua Grega e Linguística no Departamento da Universidade de Ioannina e CHS Fellow em Estudos Culturais Comparados da Education School da Universidade de Harvard. Membro do Conselho do Departamento Grego da Associação de Jornalistas Europeia. Ele tem ministrado cursos de graduação e pós-graduação na Universidade de Tessália e da Universidade Aristóteles de Salônica. É consultora científica para a seleção de livros didáticos utilizados em faculdades. Tem organizado vários encontros científicos na Grécia e publicado estudos em periódicos internacionais, sobre a língua grega, além de participar da publicação de livros. Participou como convidada em Harvard (Harvard Summer School) e dirigiu a Universidade de Verão, evento realizado pela cooperação entre a Universidade de Ioánnena, do Centro de Estudos Helênicos de Harvard, do Parlamento Comum Europeu. nitsi@cc.uoi.gr

 

Maria Cheilítsi, Universidade de Ioannina

Maria Cheilítsi e ela é doutoranda em Linguística da Universidade de Ioánnina.

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Publicado

2019-03-01

Como Citar

Tsitsanoudi - Mallidi, N., & Cheilítsi, M. (2019). O ENSINO DO GREGO MODERNO NAS UNIVERSIDADES DOS EUA: A QUEM PERTENCE OS PROGRAMAS DE GREGO MODERNO?. PRINCIPIA, (37), 93–106. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/40547

Edição

Seção

Artigos