ECOS EPICURISTAS NAS ODES HORACIANAS

Autores

  • Márcio Luiz Moitinha Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Literatura Latina, Horácio, ecos

Resumo

O presente artigo visa realizar um breve estudo sobre os resquícios da filosofia epicurista, nas Odes de Horácio, sob o viés da literatura latina. Primeiramente, abordaremos, na introdução, o que é epicurismo, sua origem, propagação e preceitos doutrinários. Em seguida analisaremos as Odes do poeta latino e as temáticas trabalhadas nelas como: a) brevidade da vida e a fugacidade do tempo retratadas pelo autor, através da natureza, por meio de paisagens representativas ou em seus ciclos eternos como as estações do ano, em um esquema de renovação (morte e reflorescimento), que contrastam com a vida humana, que é breve e finita; b) O justo meio termo (Aurea mediocritas) que é a procura pelo equilíbrio (moderação) entre coisas opostas, quer sejam materiais ou imateriais.

Biografia do Autor

Márcio Luiz Moitinha Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Márcio Luiz Moitinha Ribeiro possui Graduação em Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), Graduação em Língua e Literatura Latina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Graduação em Língua e Literatura Gregas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Na Pós-Graduação, fez Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2006), Doutoradoem Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2011), tendo já finalizado o Pós-doutoradoem Letras Clássicas na USP em 2014. Leciona Língua e Literatura Latinas e Prática de Ensino, há 19 anos; atualmente é docente Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com 40 horas sem De. Exerceu em duas gestões o cargo de Coordenador do Setor de latim. Foi Coordenador de toda a Graduação do Instituto de Letras da UERJ. Tem lata experiência na área de Letras, com ênfaseem Línguas Clássicas, Literaturas Clássicas e Prática de Ensinoem Língua Portuguesa e Línguas Clássicas.

CV: http://lattes.cnpq.br/0959356336664933

Downloads

Publicado

2019-03-01

Como Citar

Ribeiro, M. L. M. (2019). ECOS EPICURISTAS NAS ODES HORACIANAS. PRINCIPIA, (37), 72–83. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/40544

Edição

Seção

Artigos