Sobre a noção de “sintaxe”, de Xenofonte a Crisipo

Autores

  • Rodrigo Pinto de Brito Universidade Federal do Sergipe

Palavras-chave:

Sýntaxis, realismo-mentalismo, cosmologia, linguagem, estoicismo

Resumo

Texto em que pretendo localizar ocorrências do vocábulo sýntaxis, desde usos remotos até os primeiros no âmbito da linguagem, feitos pelos estoicos. Penso que o desenvolvimento da noção de sýntaxis foi crucial para o amadurecimento de uma concepção realista-mentalista de linguagem presente nos primeiros gramáticos gregos, pois eles teriam herdado da filosofia uma intepretação das relações sintáticas entre palavras como modo de exprimir relações sintáticas (i.e.: de ordenação) entre objetos na mente, que por sua vez espelhavam relações sintáticas entre objetos no mundo.

Biografia do Autor

Rodrigo Pinto de Brito, Universidade Federal do Sergipe

Doutor em Filosofia pela PUC-Rio, Pós-Doutorado em Filosofia pela University of Kent, Doutorado em Linguística em andamento pela UFJF. Professor da Universidade Federal de Sergipe. Dedico esse texto a Fernando Adão de Sá Freitas, como agradecimento pela interlocução.

Downloads

Publicado

2018-06-17

Como Citar

Brito, R. P. de. (2018). Sobre a noção de “sintaxe”, de Xenofonte a Crisipo. PRINCIPIA, (36), 112–125. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38949

Edição

Seção

Artigos