As diversas práticas sociais femininas no Mundo Antigo: uma análise das Histórias, de Heródoto

Autores

  • Nathalia Monseff Junqueira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Heródoto, Histórias, práticas sociais femininas, Antiguidade

Resumo

A obra Histórias, do historiador grego Heródoto, é uma fonte histórica recorrente para diversos estudos sobre o mundo antigo. Observando que a maior parte dos inúmeros artigos e livros sobre Heródoto enfoca, principalmente, as questões metodológicas, políticas ou militares, decidimos abordar a obra do ponto de vista das práticas sociais femininas na Antiguidade, buscando analisar qual seria o seu olhar na maneira de narrar as mulheres de sua época, incluindo aqui tanto as atenienses quanto as estrangeiras.

Biografia do Autor

Nathalia Monseff Junqueira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

[1] Professora Adjunta da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAN). Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Alexandriae, Antiguidade e Modernidade: História Antiga e Usos do Passado, ATRIVM / UFMS - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade, Grupo do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano - UNESP/Franca (G.LEIR-UNESP/Franca), Laboratório de Estudos sobre o Império Romano.

Downloads

Publicado

2018-06-17

Como Citar

Junqueira, N. M. (2018). As diversas práticas sociais femininas no Mundo Antigo: uma análise das Histórias, de Heródoto. PRINCIPIA, (36), 91–102. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38946

Edição

Seção

Artigos