O hino à Diana de Catulo (poesia 34), a construção de uma divindade
Palavras-chave:
Hino, Diana, ReligiosidadeResumo
O Hino como manifestação literária revela não só aspectos estruturais do fazer poético, mas também uma visão mítico-religiosa do universo; dele podemos extrair a visão que tanto os gregos como os romanos faziam de seus deuses e deusas. Cada divindade carrega em si um complexo entrelaçamento de elementos dispares que as coloca sob uma visão teológica muito mais complexa que as religiões monoteístas. No caso aqui estudado temos a figura de Diana que carrega diversos atributos, podendo ser positivos ou negativos, embora o hino tenha por objetivo buscar os favores da deusa caçadora, por isso só apresenta atributos positivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Principia está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Principia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Principia. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Principia utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.