Considerações sobre o processo de centralização do poder na República Romana Tardia (I AEC)

Autores

  • Carlos Eduardo da Costa Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Centralização do poder romano, historiografia, República Tardia

Resumo

O processo de centralização do poder na sociedade romana, nas mãos dos senhores da guerra, é uma questão muito debatida pela historiografia. Nesse sentido, os estudos sobre a Roma Antiga não permaneceram à margem das novas tendências, através de reconsiderações teóricas e historiográficas. Por esse motivo, parece-nos pertinente evocar a importância das análises sobre as ações que tais agentes políticos estabeleceram em seu governo, no século I AEC, para compreender o alcance das suas modificações junto ao sistema de poder republicano, com recorte entre 60-27 AEC. Afinal, temos em mente que combates políticos promovidos pela aristocracia detinham um apelo social que era inegável, não havendo como se entender a fragmentação republicana e o surgimento do Principado de Augusto sem o conhecimento desse contexto. Fundamentaremos nossas análises a partir de Caio Salústio e Marco Túlio Cícero, bem como recorreremos ao apoio teórico sobre questões políticas de David Knoke para as reflexões sobre o poder.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Costa Campos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Carlos Eduardo da Costa Campos é Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e coordenador do grupo de pesquisa ATRIVM / UFMS. O referido pesquisador é Doutor (2014-2017) e mestre (2011-2013) em História Política,na linha política e cultura, do Programa de Pós Graduação em História da UERJ. Campos possui estágios supervisionados de pesquisa no ANHIMA (Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques ANHIMA), sob a direção da Professora Dra. Violaine Sebillote Cruchet e supervisão do Prof. Dr. Anderson Martins (2018), na Universidade Paris I, Sorbonne; na Ecole Francaise DAthenes (2012); na Universidade de Coimbra, sob supervisão da Professora Doutora Carmen Soares (nos anos de 2012 e 2014), além da atividade de pesquisa no Centro Arqueológico de Saguntum / Valência- Espanha (2012). Campos atuou como secretário do Grupo de Trabalho em História Antiga do Rio Grande do Sul e do ATRIVM-UFRJ, ambos entre 2016 e 2018. Membro do LECA-UFPel; GEMAM - UFSM; Leitorado Antiguo-UPE. A área de atuação do pesquisador é: República Tardia e Principado em Roma; Religião, Magia e Rituais de Roma; História das Cidades; Educação Patrimonial; Ensino de História; Teoria e Metodologia de Pesquisa Científica.

 

Downloads

Publicado

2018-06-17

Como Citar

Campos, C. E. da C. (2018). Considerações sobre o processo de centralização do poder na República Romana Tardia (I AEC). PRINCIPIA, (36), 9–21. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38934

Edição

Seção

Artigos