O CARÁTER PLANGENTE DA ELEGIA, DO EPIGRAMA E DO EPICÉDIO

Autores

  • Katia Teonia Costa de Azevedo UFRJ

Palavras-chave:

elegia, epigrama, epicédio, luto, lamento

Resumo

Alguns gêneros poéticos têm em sua origem vertentes fúnebres, poemas que possuem como matéria a expressão do lamento pela morte, formas que manifestam, por meio de versos e, em alguns casos, acompanhamento instrumental, o pranto de quem fica e a memória daquele que se foi. O canto é um outro traço comum de gêneros como a elegia , o epigrama e o epicédio, que se unem também por um outro aspecto: são formas poéticas que se desenvolveram em contexto literário, não se limitando, posteriormente, ao contexto fúnebre, especialmente, no que diz respeito à elegia e ao epigrama.

Biografia do Autor

Katia Teonia Costa de Azevedo, UFRJ

Kátia Teonia Costa de Azevedo Graduada em Letras (Português-Latim) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Doutora em Letras Clássicas pela mesma instituição. Coordenadora do CLAC-Latim/UFRJ de2011 a 2016. Editora da Revista Eletrônica Antiguidade Clássica (REAC). Professora Assistente de Língua e Literatura Latina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: katiateonia@letras.ufrj.br.

 CV: http://lattes.cnpq.br/8077148972154531

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Azevedo, K. T. C. de. (2017). O CARÁTER PLANGENTE DA ELEGIA, DO EPIGRAMA E DO EPICÉDIO. PRINCIPIA, (35), 21–30. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38608

Edição

Seção

Artigos