OS VALORES SEMÂNTICOS DAS PREPOSIÇÕES LATINAS E SUA SOBREVIVÊNCIA EM PORTUGUÊS

Autores

  • Márcio Luiz Moitinha Ribeiro UERJ

Palavras-chave:

preposições, semântica, latim, português

Resumo

  As preposições portuguesas podem desempenhar, como sabemos, diversas funções semânticas. Destacamos algumas para esta comunicação e para refletirmos a relevância do estudo do latim para melhor conhecimento de nossa língua mater.

Biografia do Autor

Márcio Luiz Moitinha Ribeiro, UERJ

Márcio Luiz Moitinha Ribeiro possui Graduação em Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), Graduação em Língua e Literatura Latina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) e Graduação em Língua e Literatura Gregas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Na Pós-Graduação, fez Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2006), Doutoradoem Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2011), tendo já finalizado o Pós-doutoradoem Letras Clássicas na USP em 2014. Leciona Língua e Literatura Latinas e Prática de Ensino, há 19 anos; atualmente é docente Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com 40 horas sem De. Exerceu em duas gestões o cargo de Coordenador do Setor de latim. Foi Coordenador de toda a Graduação do Instituto de Letras da UERJ. Tem lata experiência na área de Letras, com ênfaseem Línguas Clássicas, Literaturas Clássicas e Prática de Ensinoem Língua Portuguesa e Línguas Clássicas.

CV: http://lattes.cnpq.br/0959356336664933

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

Ribeiro, M. L. M. (2018). OS VALORES SEMÂNTICOS DAS PREPOSIÇÕES LATINAS E SUA SOBREVIVÊNCIA EM PORTUGUÊS. PRINCIPIA, (33), 77–80. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38599

Edição

Seção

Artigos