FADAS, FALAS E FADOS II: Uma leitura dos contos de fadas a partir do romance Como água para chocolate

Autores

  • Mary Kimiko Guimarães Murashima FGV/UERJ

Palavras-chave:

I. Contos de Fada, II. Feminino, III. Mito, IV. Temporalidade

Resumo

Segunda parte da leitura do romance Como água para chocolate, de Laura Esquivel, do ponto de vista da temporalidade que o aproxima dos contos de fadas e do lugar do feminino nessas narrativas contemporâneas, justificando seu espaço de leitura, ao contrário do que tradicionalmente se constituiu, também pelo público adulto.

Biografia do Autor

Mary Kimiko Guimarães Murashima, FGV/UERJ

Mary Kimiko Guimarães Murashima possui graduação em Letras ? Português/Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), graduação em Letras ? Português/Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), especializaçãoem Literatura Brasileira pela UERJ (1989), mestradoem Literatura Comparada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente, é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Diretora da Área de Soluções Educacionais da Fundação Getulio Vargas, onde também coordena o Programa FGV Ensino Médio Digital. Foi Diretora Acadêmica de Educação a Distância da Whitney International University System. Atuou como Diretora Adjunta, gerente de produção acadêmica, coordenadora de pós-graduação e produção, instructional designer e professora-tutora do FGV Online - Programa de Educação a Distância da FGV. Fez parte da banca de elaboração e correção de provas do exame vestibular da UERJ nas áreas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, bem como de Língua Portuguesa Instrumental e Redação. Atua, principalmente, nas seguintes áreas, em que possui artigos e livros publicados: Língua Latina, Literatura Latina, EAD, Língua Portuguesa, Educação e Filosofia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6693643604858996

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

Murashima, M. K. G. (2018). FADAS, FALAS E FADOS II: Uma leitura dos contos de fadas a partir do romance Como água para chocolate. PRINCIPIA, (33), 57–66. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38597

Edição

Seção

Artigos