FADAS, FALAS E FADOS I: Uma leitura dos contos de fadas a partir do romance Como água para chocolate

Autores

  • Mary Kimiko Guimarães Murashima FGV/UERJ

Palavras-chave:

I. Contos de Fada, II. Feminino, III. Mito, IV. Psicanálise.

Resumo

Primeira parte da leitura do romance Como água para chocolate, de Laura Esquivel, do ponto de vista da matriz simbólica que o aproxima dos contos de fadas e do lugar do feminino nessas narrativas contemporâneas, justificando seu espaço de leitura, ao contrário do que tradicionalmente se constituiu, também pelo público adulto.

Biografia do Autor

Mary Kimiko Guimarães Murashima, FGV/UERJ

Mary Kimiko Guimarães Murashima Possui graduação em Letras ? Português/Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), graduação em Letras ? Português/Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), especializaçãoem Literatura Brasileira pela UERJ (1989), mestradoem Literatura Comparada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente, é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Diretora da Área de Soluções Educacionais da Fundação Getulio Vargas, onde também coordena o Programa FGV Ensino Médio Digital. Foi Diretora Acadêmica de Educação a Distância da Whitney International University System. Atuou como Diretora Adjunta, gerente de produção acadêmica, coordenadora de pós-graduação e produção, instructional designer e professora-tutora do FGV Online - Programa de Educação a Distância da FGV. Fez parte da banca de elaboração e correção de provas do exame vestibular da UERJ nas áreas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, bem como de Língua Portuguesa Instrumental e Redação. Atua, principalmente, nas seguintes áreas, em que possui artigos e livros publicados: Língua Latina, Literatura Latina, EAD, Língua Portuguesa, Educação e Filosofia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6693643604858996

Downloads

Publicado

2018-12-01

Como Citar

Murashima, M. K. G. (2018). FADAS, FALAS E FADOS I: Uma leitura dos contos de fadas a partir do romance Como água para chocolate. PRINCIPIA, (32), 97–113. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/38591

Edição

Seção

Artigos