ESPORTE E LITERATURA

Autores

  • Fernando Ferreira Mello Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Futebol e esporte, Cultura na Antiguidade, História e Literatura

Resumo

Apreciar o intercambio conceitual entre esporte, especialmente o futebol, cultura e literatura é o principal objetivo desse artigo. Para tanto, é preciso entender a importância das práticas esportivas desde a antiguidade. Os jogos na Grécia e em Roma do período clássico faziam parte da cultura desses povos a ponto de colaborar com a formação de uma identidade comum que fortalecia os laços de união nacional. Daí é possível entender o pensamento agonístico nas relações sociais dessas sociedades arcaicas e a situação problema do atleta vitorioso ao se tornar um herói eternizado na memória coletiva da ‘políade’. Os jogos também eram muito importantes em Roma Imperial o que nos leva a pensar nas relações político-sociais que existiam entre sociedade e imperador através dos espetáculos oficiais da Cidade de Roma, capital do Império. Além disso, é necessário rememorar a história do futebol mundial e a origem do mesmo no Brasil. Assim como, buscar algumas incidências dessa temática na literatura brasileira.

Biografia do Autor

Fernando Ferreira Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui graduação em Letras pela Universidade Estácio de Sá (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e em Literaturas de Língua Portuguesa. Atualmente cursa Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Orientação do Prof. Dr. Amós Coelho da Silva. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9946242997868119.

Downloads

Publicado

2014-12-06

Como Citar

Mello, F. F. (2014). ESPORTE E LITERATURA. PRINCIPIA, (29), 1–9. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/14398

Edição

Seção

Artigos