A PRESENÇA DE PLAUTO E SÊNECA NA DRAMATURGIA LATINO-AMERICANA

Autores

  • Luiz Fernando Dias Pita Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Teatro, Plauto, Sêneca, América Latina

Resumo

Se a produção dramatúrgica de Plauto estabeleceria os rumos da comédia tal como se estabeleceu no Ocidente como um todo, a galeria de suas personagens daria origem a vários tipos teatrais que tiveram peculiar expressão na comicidade dos países euro-latinos e latino-americanos. Por outro lado, o tom dado por Sêneca a suas releituras de obras do teatro grego, expondo em cena a violência antes apenas sugerida; também seria um "traço genético" presente na dramaturgia dos mesmos países. Nosso estudo objetiva explicitar essas influências.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Dias Pita, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Adjunto de Língua Latina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Possui também graduação em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Letras (Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Latina, Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7226924651669155

Downloads

Publicado

2014-12-06

Como Citar

Pita, L. F. D. (2014). A PRESENÇA DE PLAUTO E SÊNECA NA DRAMATURGIA LATINO-AMERICANA. PRINCIPIA, (29), 1–4. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/14397

Edição

Seção

Artigos