O REFLEXO DO ARQUETÍPICO JUGO DA BELEZA HELÊNICA NAS ATEMPORAIS “RECEITAS DE MULHERES”

Autores

  • Dulcileide Virginio do Nascimento Universidade de Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Arquétipo, Poesia, Beleza, Imaginário social

Resumo

O presente artigo propõe expor o início de uma pesquisa que objetiva verificar a existência de um padrão de beleza feminino moderno que reflete o antigo padrão helênico. O arquetípico culto ao corpo ideal e as relações entre a mulher e a beleza construída no imaginário social serão analisadas enquanto locus de indício dos processos de formação de identidades a partir da identificação social. Com a intenção de compreender como estão situadas na atualidade os discursos sobre a beleza feminina utilizaremos a obra poética de Álcman e do Cânone de Alexandria em contraponto com as obras de Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade. Nesse sentido, verificaremos como os discursos foram se (re)configurando em busca de uma padronização de um modelo de beleza que exclui todas as mulheres que não se ajustam a ele, como se fosse uma “receita de mulher”.

Biografia do Autor

Dulcileide Virginio do Nascimento, Universidade de Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui graduação em Letras Português Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora e tradutora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura clássica, literatura brasileira, técnica mágica, o feminino na Antiguidade, línguas grega e portuguesa. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3404121616300186.

Downloads

Como Citar

Nascimento, D. V. do. (2014). O REFLEXO DO ARQUETÍPICO JUGO DA BELEZA HELÊNICA NAS ATEMPORAIS “RECEITAS DE MULHERES”. PRINCIPIA, (28), 1–8. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/13793

Edição

Seção

Artigos