PROVÉRBIOS – O POÉTICO COMO INSTRUMENTO DE MEMÓRIA E DE TRANSMISSÃO DO SABER

Autores

  • Christiane Lima da Camara Monteiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Provérbios, Estilística, Memória, Transmissão do saber

Resumo

Durante muito tempo o poético esteve ligado à transmissão do saber. Muito antes da escrita e antes de esta ser acessível à maior parte da população, o saber, ao menos na Antiga Grécia, era conservado e difundido pelos poetas, bardos e cantores. A linguagem poética fazia com que as histórias ficassem gravadas na mente dos ouvintes. Neste sentido, podemos dizer que o saber era poético em suas origens, e que o poético foi um instrumento, talvez um dos primeiros, de memória. Partindo deste princípio e considerando que os ditos populares são de tradição oral e, portanto, passados adiante através da fala, podemos entender o uso estético dos recursos fônicos nos provérbios e ditos populares como um instrumento do poético na transmissão do saber, uma vez que aqueles expressam a sabedoria popular. Tal foi a ideia que motivou este trabalho.

Biografia do Autor

Christiane Lima da Camara Monteiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Atualmente cursa o Doutorado em Língua Portuguesa , na UERJ (início em 2012) e o bacharelado em Português - Grego, também na UERJ. Possui Mestrado em Língua Portuguesa (2012), Especialização em Língua Latina (2008) e graduação em Português - Italiano (2007), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi professora voluntária de italiano da UNATI, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (2007 - 2008); foi professora substituta de Filologia Românica, na UERJ (2009 - 2010); e professora substituta de Língua Portuguesa (2009 - 2012) e de Prática de Ensino da Língua Portuguesa (2009 - 2012), na UERJ

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Publicado

2013-12-02

Como Citar

Monteiro, C. L. da C. (2013). PROVÉRBIOS – O POÉTICO COMO INSTRUMENTO DE MEMÓRIA E DE TRANSMISSÃO DO SABER. PRINCIPIA, (27), 1–32. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/10822

Edição

Seção

Artigos