O PITAGORISMO OVIDIANO E A DESCONSTRUÇÃO DOS DEUSES GRECO-ROMANOS NO “RAPTO DAS SABINAS”

Autores

  • Luiz Fernando Dias Pita Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Ovídio, Fastos, Pitagorismo, Milotogia Romana, Historiografia Romana.

Resumo

Análise da presença dos valores pitagóricos em Ovídio, manifestados através de procedimentos utilizados pelo poeta durante a construção da narrativa dos Fastos. Tais procedimentos são nitidamente perceptíveis em trecho selecionado do livro III da referida obra, onde se evidencia a intencionalidade do poeta na desconstrução e esvaziamento das características dos deuses do panteão greco-romano e a valorização do ser humano em uma postura em colisão com o pensamento oficial propugnado por Augusto.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Dias Pita, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Adjunto de Língua Latina na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Possui também graduação em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Letras (Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Latina, Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas.

Publicado

2013-12-02

Como Citar

Pita, L. F. D. (2013). O PITAGORISMO OVIDIANO E A DESCONSTRUÇÃO DOS DEUSES GRECO-ROMANOS NO “RAPTO DAS SABINAS”. PRINCIPIA, (27), 1–17. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/10819

Edição

Seção

Artigos