DE OFFICIIS LIBER TRES: POR UMA NOVA ANÁLISE DA CENOGRAFIA E GÊNERO

Autores

  • Lucas Matheus Caminiti Amaya Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Cícero, De Officiis, epistolografia, gênero discursivo, cenografia

Resumo

O presente artigo objetiva uma análise do gênero discursivo e cenografia da obra De Officiis, de Marco Túlio Cícero, revisando conceitos estabelecidos e sugerindo novas possibilidades de leitura. A partir de sucintas reflexões sobre a construção da obra, tomando como ponto inicial a Semântica Global envolvida – principalmente o que tange gênero do discurso, cenografia e coenunciador presumido -, parte da teoria do francês Dominique Maingueneau, e a conceituação de epistolografia clássica, propomos novos meios de analisar a obra em questão. O ponto de partida é o livro três da referida, que por ora nos oferece mais indícios do que desejamos ser o gênero epistolográfico no mundo clássico, não só fazendo apontamentos de sua existência, mas também possibilidades de conceituação.

Biografia do Autor

Lucas Matheus Caminiti Amaya, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em Português-Latim pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) . Atualmente é Professor substituto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Línguas Clássicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: letras clássicas, linguistica, língua latina, Análise do Discurso

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Publicado

2013-12-02

Como Citar

Amaya, L. M. C. (2013). DE OFFICIIS LIBER TRES: POR UMA NOVA ANÁLISE DA CENOGRAFIA E GÊNERO. PRINCIPIA, (27), 1–13. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/10818

Edição

Seção

Artigos