“SINE OPUS IN MORES": A ESTÉTICA DA FALÊNCIA NO 'MODUS LOQUENDI' DA URBE INTELECTUAL DE PERSIUS FLACCUS

Autores

  • Luciana Póvoa de Almeida Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Persius Flaccus, Sátira, Roma Imperial

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar uma investigação inicial sobre a obra de Persius Flaccus, autor satírico cujo corpus literário traduz as decepções e inquietações de um universo alienado em sarcástica derrocada nas vielas do estoicismo – um dos meios mais eficazes de oposição aos césares, fomentando, desta feita, uma espécie de republicanismo ideológico. Nas veredas de um realismo lírico de sua urbe em decomposição moral, Persius Flaccus delineia, em suas seis sátiras, a estética de um hermético grotesco que engloba a inépcia, a ignorância, o despotismo, a indolência, entre outros índices da derrocada da “conduta humana e civil dos civis” – conforme as palavras Miquel Dolç, em sua introdução geral sobre as Sátiras de Persius na publicação da editora Gredos – incorporados em vocábulos radere et mordax.

Biografia do Autor

Luciana Póvoa de Almeida Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestranda em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com enfoque em Clarice Lispector. Graduada em Letras Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi bolsista de Iniciação Científica sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Coutinho, em Literatura Comparada, com o projeto intitulado O heterogêneo suicaedere fragmentado: a transgressão pela estética da falência na prosa de Konstantinos Kaváfis. Graduanda em Português-Latim pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora de Grego Moderno na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a nível de extensão. Além disso, é tradutora de Língua Grega Moderna, com ênfase na obra de Konstantinos P. Kaváfis e Maria Polydouri. É membro, pesquisadora ativa e professora do círculo de estudos Farol de Alexandria - UERJ. Tem interesse na subárea de Teoria da Literatura, Literatura Comparada, Literatura Brasileira - com ênfase na obra de Clarice Lispector - e Literatura da Grécia Moderna.

Downloads

Publicado

2013-12-02

Como Citar

Silva, L. P. de A. (2013). “SINE OPUS IN MORES": A ESTÉTICA DA FALÊNCIA NO ’MODUS LOQUENDI’ DA URBE INTELECTUAL DE PERSIUS FLACCUS. PRINCIPIA, (27), 1–6. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/10600

Edição

Seção

Artigos