A Principia, revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais e cursos de especialização a ele relacionados do Instituto de Letras da UERJ, é uma publicação sênior, que acolhe artigos inéditos, traduções inéditas, resenhas e textos acadêmicos afins em todos os campos dos estudos literários, linguísticos e culturais ligados às Letras Clássicas e Orientais.

O processo de avaliação é feito pelo corpo editorial da revista, sempre pautado no mérito acadêmico. Na avaliação de artigos e resenhas, são considerados os seguintes itens: adequação ao tema da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica. Plágio não é tolerado. No caso de má-conduta, a Principia buscará publicar retrações, esclarecimentos e correções.

A Principia tem periodicidade semestral. São duas edições por ano acolhendo estudos linguísticos, literários, culturais ou afins, relativos às Letras Clássicas e Orientais.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).