About the Journal
A Principia (e-ISSN 2358-7326; ISSN: 1415-6881; Qualis B2) é um periódico do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A revista, que existe desde 1997, acolhe textos inéditos que se insiram em todos os campos dos estudos literários, linguísticos, culturais e das Ciências Humanas em geral, desde que em diálogo com as Letras Clássicas e Orientais. Trabalha-se com fluxo contínuo de submissões.
Foco e escopo
A Principia aceita submissões de artigos, resenhas, ensaios e entrevistas, todos inéditos, que tratem de temas de estudos literários, linguísticos, culturais e Ciências Humanas que estejam relacionados às Letras Clássicas e Orientais. Nosso objetivo é divulgar a produção intelectual de pesquisadores nacionais e estrangeiros que se insiram em diferentes campos do saber e proponham um diálogo com a área em que nosso Departamento se insere.
Doutores, mestres e discentes de Programas de Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) podem publicar em coautoria ou individualmente. Especialistas e alunos de graduação e de especialização devem submeter seus textos em coautoria com alguém que seja no mínimo mestre. O periódico aceita até quatro coautores em um mesmo artigo.
Os textos podem ser submetidos em português, hebraico, grego, latim, japonês, espanhol, inglês ou qualquer outra língua para a qual houver parecerista (consulte-nos a respeito).
O material enviado é apreciado pelo conselho editorial, que seleciona os textos a serem enviados para os pareceristas, conforme o atendimento aos critérios de formatação e de adequação à proposta do periódico. A seleção dos textos para publicação é feita pelo sistema de avaliação cega pelos pares (blind review), o que garante aos pareceristas receberem os textos sem as informações autorais.
Cada submissão é enviada para dois avaliadores, no mínimo. Em caso de discordância entre os pareceres, há o envio a um terceiro avaliador para definição. O corpo de pareceristas é formado por pesquisadores cadastrados, e são escolhidos aqueles que se dedicam aos temas abordados nos textos. Quando não há um especialista cadastrado, convidamos estudiosos desta e de outras universidades para que se cadastrem e realizem as avaliações. São critérios: adequação ao tema da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica.
É importante notar que o texto pode ser devolvido para o(s) autor(es) para ajustes ao longo de qualquer fase do processo. A publicação dos trabalhos será feita sob as seguintes condições: recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final da Equipe Editorial.
Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de prevenção de plágio em nossas publicações, a Principia adota serviços de identificação de similaridade de textos utilizando, quando os textos chegam até nós, o CopySpider.
No caso de má-conduta, o periódico buscará publicar retrações, esclarecimentos e correções.
Política de acesso aberto e ausência de taxas para publicação
A Principia é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para os usuários. Estes podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).
Nosso periódico não cobra qualquer taxa (Article processing charge - APC) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.