FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE UBERABA

Autores

  • Rafaela Mariane Sousa Nunes Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2020.63486

Resumo

Resumo: Este artigo é fruto de um recorte de uma dissertação de Mestrado, que buscou identificar o impacto da formação continuada na aprendizagem dos professores e dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública estadual de Uberaba-MG, por meio da triangulação das pesquisas bibliográfica, documental e de campo. A análise dos dados realizou-se com auxílio do software Microsoft Excel, que permitiu uma aproximação do impacto da formação continuada na aprendizagem dos docentes atuantes nos anos iniciais dessa rede de ensino e dos alunos. Constatou-se inúmeras insatisfações dos sujeitos da pesquisa no que tange a suas formações continuadas, assim como, pouco impacto dessas na aprendizagem dos professores e dos alunos. A pesquisa aspira a contribuir com a melhoria das propostas da rede estadual de ensino de Uberaba-MG para a formação continuada dos professores e, em consequência, a melhora da qualidade da educação no município. Os resultados da pesquisa possuem um caráter fundamental para formulação de futuras políticas para formação de professores e podem servir de ponto de partida para a implementação de estratégias e ações nesse importante campo do conhecimento.

Palavras-chaves: Educação Básica. Impacto. Aprendizagem. Formação. Continuada.

Abstract: This article is the result of an excerpt from a Master's dissertation, which sought to identify the impact of continuing education on the learning of teachers and students in the early years of elementary school in the state public network of Uberaba-MG, through the triangulation of bibliographic research, documentary and field. Data analysis was carried out with the aid of Microsoft Excel software, which allowed us to approximate the impact of continuing education on the learning of teachers working in the early years of this teaching network and students. There were numerous dissatisfactions of the research subjects with regard to their continuing education, as well as little impact on the learning of teachers and students. The research aspires to contribute to the improvement of the proposals of the state education system in Uberaba, MG, for the continuing education of teachers and, as a consequence, to improve the quality of education in the municipality. The research results have a fundamental character for the formulation of future policies for teacher education and can serve as a starting point for the implementation of strategies and actions in this important field of knowledge.

Keywords: Basic education. Impact. Learning. Continuing. Formation.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Silva, R. M. S. N. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTO NA APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE UBERABA. POLÊM!CA, 20(3), 062–090. https://doi.org/10.12957/polemica.2020.63486

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS