ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA ESCOLA – BRINCAR PARA EDUCAR

Autores

  • Bruno Miguel Matos Calheiros Trindade
  • Ricardo Filipe da Silva Pocinho
  • Maria José Rodriguez Conde

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2018.39428

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo mostrar a perspectiva pedagógica da relação entre a Animação Sociocultural, o brincar e o educar. O brincar possibilita um crescimento saudável à criança e, assim, viver uma infância mais feliz, tornando-se um ser humano mais equilibrado ao nível físico, emocional e social. A Animação Sociocultural é relevante no desenvolvimento da criança, pois valorizando o brincar, previne conflitos e favorece as relações sociais. Esta interrelação com o brincar faz com que a ação da Animação Sociocultural aplicada à educação ajude a construir a personalidade da criança, instruindo normas e regras de socialização de maneira lúdica. A existência de um profissional que trabalhe a tão essencial vertente lúdica, supervisionando, orientando e estabelecendo relações positivas, reforça a aquisição de competências, aprendizagens, regras e valores fundamentais para um crescimento global da criança, ajudando-as a serem pessoas mais sociáveis e aptas.  Este estudo procurou demonstrar qual o valor que a ação da Animação Sociocultural tem nas escolas, na promoção da socialização e na prevenção de comportamentos de risco.

Palavra-chave: Animação Sociocultural. Brincar. Educação. Crescimento.

Abstract: The purpose of this article is to show the pedagogical perspective of the da relationship between Sociocultural Animation, playing and educate. Playing allows a healthy growth for the child and, therefore, to live a happier childhood, becoming a more balanced human being on a physical, emotional and social level. Sociocultural Animation is relevant in the development of the child, by valuing playing it prevents conflicts and favours social relations. This interrelationship with playing allows the action of Sociocultural Animation, when applied to education, to help building the child's personality, instructing norms and rules of socialization in a playful way. Having a professional who works the essential playful strand, by supervising, guiding and establishing positive relationships reinforces the acquisition of skills, learning, rules and values fundamental to a child's global growth, helping them to be more sociable and capable people This study sought to demonstrate the value that the action of Sociocultural Animation has in schools, in promoting socialization and in the prevention of risk behaviours.

Keyword: Sociocultural Animation. Playing. Education. Growing

Downloads

Publicado

2019-01-14

Como Citar

Matos Calheiros Trindade, B. M., da Silva Pocinho, R. F., & Rodriguez Conde, M. J. (2019). ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA ESCOLA – BRINCAR PARA EDUCAR. POLÊM!CA, 18(3), 093–106. https://doi.org/10.12957/polemica.2018.39428

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social