DARWIN: UM HOMEM DO SEU TEMPO

Autores

  • RENATO LUIZ GAMA SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3744

Resumo

Charles Darwin foi um cientista que viveu intensamente a ideologia do século XIX: evoluir. O século XIX foi um século burguês, onde a ideologia liberal pregava o progresso humano. A herança produzida desde o século XVI, com a Renascença, a Revolução Científica do século XVII e o Iluminismo do século XVIII produziram na mentalidade humana o desejo pelo conhecimento, pelo progresso intelectual, social e econômico, onde a permanência do homem na mesma posição não era vista só como um atraso social, mas também, como um atraso mental. Para legitimar o imperialismo europeu sobre os demais povos, Darwin trouxe a sua Teoria da Evolução para argumentar a superioridade branca. Até hoje, esta teoria traz polêmicas. Mas vemos nela um grande objetivo da raça humana: evoluir.

Palavras-chave: Darwin, ciência, evolução.

Biografia do Autor

RENATO LUIZ GAMA SOUZA

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense; Pós-Graduado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense; Pós-Graduado em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro;  Professor da rede Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Publicado

2012-08-31

Como Citar

GAMA SOUZA, R. L. (2012). DARWIN: UM HOMEM DO SEU TEMPO. POLÊM!CA, 11(3), 533 a 538. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3744

Edição

Seção

CONTRIBUIÇÃO DO LEITOR