INCLUSÃO SOCIAL: PROFESSORES PREPARADOS OU NÃO?

Autores

  • ELIZÂNGELA DE SOUZA OLIVEIRA
  • TALITA PEPES DA SILVA
  • MEYRECLER AGLAIR DE OLIVEIRA PADILHA
  • RAPHAELA DA SILVA BOMFIM

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3103

Resumo

A constituição Federal garante aos portadores de necessidades especiais o direito à educação de qualidade no ensino regular em instituições públicas de ensino. Entretanto, não há como incluir crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular sem apoio especializado que ofereça aos professores orientação e assistência. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a preparação dos professores para receber em sala de aula os alunos com necessidades educativas especiais. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas, sendo uma de ensino fundamental e outra de ensino médio, ambas da rede estadual de ensino da cidade de Cruzeiro do Sul – Acre. A coleta de dados foi feita através de questionários aplicados aos professores que se encaixavam no perfil de amostra da pesquisa. Participaram desta pesquisa 20 professores, sendo 10 que lecionavam no ensino médio e 10 lecionavam no ensino fundamental. Os resultados mostram que alguns professores ainda estão despreparados para lidar com a educação inclusiva.

 Palavras chave: Educação, Inclusão, Professores.

Biografia do Autor

ELIZÂNGELA DE SOUZA OLIVEIRA

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta.   

TALITA PEPES DA SILVA

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta.

MEYRECLER AGLAIR DE OLIVEIRA PADILHA

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta.   

RAPHAELA DA SILVA BOMFIM

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta.     

Publicado

2012-05-03

Como Citar

OLIVEIRA, E. D. S., DA SILVA, T. P., PADILHA, M. A. D. O., & BOMFIM, R. D. S. (2012). INCLUSÃO SOCIAL: PROFESSORES PREPARADOS OU NÃO?. POLÊM!CA, 11(2), 314 a 323. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3103

Edição

Seção

CONTRIBUIÇÃO DO LEITOR