UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR ?-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, ENGENHARIA, GESTÃO E ESPORTES: UMA APRENDIZAGEM EXPERIMENTAL ATRAVÉS DE JOGO EDUCATIVO.

Autores

  • RICARDO MIYASHITA
  • CARLOS ALEXANDER MEDEIROS
  • LUIZ ALBERTO BATISTA
  • MARIZA COSTA ALMEIDA
  • BRANCA TERRA
  • LEONARDO LEHNEMAN AGOSTINHO
  • SÉRGIO RICARDO CORTINES CAMPOS

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3094

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um sistema educativo computadorizado, em especial um Quiz, para aprendizado de conceitos relacionados com os Jogos Olímpicos: história dos jogos olímpicos (origem, motivações que faziam os gregos competirem, entre outros) os locais onde ocorreram e características dos diversos esportes envolvidos em cada jogo olímpico.

Palavras-chave: inovação; inovação no esporte; esporte; ciência, tecnologia e inovação; empreendedorismo

Biografia do Autor

RICARDO MIYASHITA

Doutor na área de engenharia de produção e professor adjunto do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

CARLOS ALEXANDER MEDEIROS

Aluno do curso de Ciência da Computação da UERJ e orientando do grupo de pesquisa Inovação e Sociedade com bolsa Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

LUIZ ALBERTO BATISTA

PhD em Ciências do Esporte, professor do Instituto de Educação Física e Desportos - IEFD da UERJ.

MARIZA COSTA ALMEIDA

Doutora na área de inovação tecnológica; professora adjunta de engenharia de produção na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

BRANCA TERRA

Pós-doutora na área de inovação tecnológica; professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UERJ.

LEONARDO LEHNEMAN AGOSTINHO

Mestrado do Curso stricto sensu em Ciência Contábeis da UERJ e Bolsista de Inovação Tecnológica - INT da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.

SÉRGIO RICARDO CORTINES CAMPOS

Graduado em Educação Física e Fisioterapia e pós-graduado em Anatomia Humana e Trauma-ortopedia. Pesquisados assistente do grupo de pesquisa Inovação e Sociedade.

Publicado

2012-05-03

Como Citar

MIYASHITA, R., MEDEIROS, C. A., BATISTA, L. A., ALMEIDA, M. C., TERRA, B., AGOSTINHO, L. L., & CAMPOS, S. R. C. (2012). UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR ?-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, ENGENHARIA, GESTÃO E ESPORTES: UMA APRENDIZAGEM EXPERIMENTAL ATRAVÉS DE JOGO EDUCATIVO. POLÊM!CA, 11(2), 228 a 237. https://doi.org/10.12957/polemica.2012.3094

Edição

Seção

GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO