DESENRAIZAMENTO E IDENTIDADE. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EMIGRAÇÃO BRASILEIRA PARA O CANADÁ

Autores

  • ALBERTO CARNEIRO BARBOSA DE SOUZA
  • JUNIA DE VILHENA

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2907

Resumo

Este artigo tem como objetivo iniciar uma discussão a respeito da imigração sul-norte a partir do exemplo do recente fluxo de brasileiros para o Canadá, mais especificamente, para Toronto. Um país formado por imigrantes e ainda sem uma identidade consolidada, o Canadá acolhe, na única cidade do planeta onde a maioria dos moradores são estrangeiros e não dominam fluentemente a língua nacional, a maior comunidade brasileira do mundo, fora de países de língua portuguesa, em números proporcionais `a população. Quem são esses brasileiros e porque escolheram o Canadá? Essas perguntam começam a ser respondidas neste artigo.

Palavras-chave: desenraizamento, identidade, emigração

Biografia do Autor

ALBERTO CARNEIRO BARBOSA DE SOUZA

Doutorando em Saúde da Mulher e da Crianca-FRIOCRUZ, com estágio de 2 anos na University of Windsor, canadá, pesquisador convidado do projeto “Contame!” da University of Windsor /Ontario Health Treatment Network, Pesquisador convidado da investigacao “ The Health of Undocumented Brazilian Immigrants in Toronto”, da University of Toronto, Pesquisador Associado do LIPIS.

JUNIA DE VILHENA

Psicanalista. Dra em Psicologia Clínica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS da PUC-Rio. Pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine, CRPM-Pandora. Université Denis-Diderot Paris VII.

Downloads

Publicado

2012-04-02

Como Citar

DE SOUZA, A. C. B., & DE VILHENA, J. (2012). DESENRAIZAMENTO E IDENTIDADE. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EMIGRAÇÃO BRASILEIRA PARA O CANADÁ. POLÊM!CA, 10(3), 389 a 398. https://doi.org/10.12957/polemica.2011.2907

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social