UM ESTUDO COMPARATIVO DA EMPATIA ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2017.28299Resumo
DOI: 10.12957/polemica.2017.28299
__________
Resumo: A empatia refere-se à capacidade de compreender o ponto de vista e os sentimentos da outra pessoa, de uma forma que a pessoa que fala se sinta realmente compreendida pela que ouve. Essa habilidade promove autocontrole, especialmente em momento de conflito e até mesmo fortifica os vínculos interpessoais. O presente estudo teve por objetivo comparar o nível de empatia entre 139 estudantes do curso de psicologia e 94 do curso de engenharia civil em uma universidade privada do Rio de Janeiro. A partir da análise dos dados obtidos no Inventário de Empatia (IE), pode-se verificar diferença estatisticamente significativa nos seguintes fatores: flexibilidade interpessoal (Grupo dos Estudantes de Psicologia: 30,78±6,24; Grupo dos Estudantes de Engenharia 27,33±6,96; p < 0,001) e sensibilidade afetiva (Grupo dos Estudantes de Psicologia: 35,88±4,98; Grupo dos Estudantes de Engenharia 33,93±5,48; p = 0,009), observando-se valores médios mais elevados no Grupo dos Estudantes de Psicologia. Com base nesta pesquisa, pretende-se ampliar medidas preventivas de atuação do psicólogo na orientação dos estudantes universitários através de palestras sobre a empatia, programas para desenvolver a habilidade empática e grupo de reflexão para ampliar o conhecimento da mesma.
Palavras-Chave: Estudantes universitários. Habilidades sociais. Psicologia. Engenharia Civil.
__________
Abstract: Empathy refers to the ability to understand the views and feelings of the other person in a way that the person speaking feel really understood by what you hear. This ability promotes self-control, especially in times of conflict and even strengthens interpersonal ties. This study aimed to compare the level of empathy among 139 undergraduate students of psychology and 94 of the Civil Engineering course at a private university in Rio de Janeiro. From the analysis of data obtained in this Empathy (IE), it can be seen statistically significant differences in the following factors: interpersonal flexibility (Group of Psychology Students: 30.78 ± 6.24; Group of Engineering Students 27 33 ± 6.96; p <0.001) and emotional sensitivity (Group of Psychology Students: 35.88 ± 4.98; Group of Engineering Students 33.93 ± 5.48; p = 0.009), observing values higher average in the Psychology Students Group. Based on this research, we intend to expand preventive measures psychologist's role in guiding college students through lectures about empathy, programs to develop empathic ability and focus group to increase knowledge of it.
Keywords: University students. Social skills. Psychology. Civil Engineering.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.