PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DESEJO DE SABER E INIBIÇÃO INTELECTUAL

Autores

  • JAQUELINE FERREIRA DE SOUSA
  • HELENA MARIA MELO DIAS

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13211

Resumo

Este trabalho tem por objetivo ressaltar a fundamentação psicanalítica de que a origem dodesejo de saber encontra-se na erótica da curiosidade infantil e que o impedimento desse movimento dedescoberta, devido à vivência de conflito psíquico, tem grave repercussão na vida da criança que, emgeral, se manifesta no âmbito das dificuldades de aprendizagem. A análise teórico-clínica do caso de umamenina de nove anos revela o sentido da inibição do seu desejo de saber de si e do mundo ao seu redor,tão alienada no desejo materno. Assim, reafirma-se a investigação que considera a inibição intelectualcomo mecanismo original da maior parte dos comportamentos de fracasso escolar, bem como, os estudosque destacam os limites e as possibilidades na articulação psicanálise e educação.

Palavras-chave: Desejo de saber, inibição intelectual, psicanálise e educação.

Biografia do Autor

JAQUELINE FERREIRA DE SOUSA

Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, Especialista em Psicologia Educacional pelaUniversidade do Estado do Pará/UEPA.

HELENA MARIA MELO DIAS

Psicóloga, Psicanalista, Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Pará/UEPA. Mestrado eDoutorado em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, Membroda Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental/AUPPF. Vice-diretora doLaboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental/UFPA.

Publicado

2014-10-14

Como Citar

FERREIRA DE SOUSA, J., & MELO DIAS, H. M. (2014). PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DESEJO DE SABER E INIBIÇÃO INTELECTUAL. POLÊM!CA, 13(4), 1671–1680. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.13211

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social