COMPARAÇÃO DA PEGADA HÍDRICA ENTRE CLASSES CONSUMIDORAS QUE COMPÕEM O CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PB

Autores

  • MARIA DA CONCEIÇÃO MARCELINO PATRÍCIO
  • ADEMAR DE ASSIS CABRAL
  • JOSEPH RAGNER A. F. DANTAS
  • SARA HENRIQUE PONTES
  • JOSÉ DANTAS NETO

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10621

Resumo

A escassez de água é um problema que preocupa o destino da humanidade, devido ao crescimento da população juntamente com a poluição dos recursos hídricos. A Pegada Hídrica (PH) incentiva o uso responsável da água potável. O presente trabalho teve como objetivo comparar a PH entre os estudantes (graduandos e pós-graduandos), professores do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande, como também funcionários efetivos e trabalhadores terceirizados. Utilizou-se a metodologia de Hoekstra e Shampagain (2008), que consistiu na aplicação de questionários. Os resultados obtidos revelaram que os grupos de pós-graduandos, funcionários e trabalhadores terceirizados, obtiveram a PH elevada, devido aos hábitos alimentares consumistas e a utilização de água nos usos domésticos. Já o grupo constituído por professores, obteve a menor Pegada Hídrica.

Biografia do Autor

MARIA DA CONCEIÇÃO MARCELINO PATRÍCIO

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.

 

ADEMAR DE ASSIS CABRAL

Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Especialista em Gestão Social para Agricultura Familiar pela Escola de Agronomia de Mossoró-RN/ESAM. Mestrando do Programa de Recursos Naturais da UFCG.

JOSEPH RAGNER A. F. DANTAS

Bacharel em Direito pela UFCG. Mestrando do Programa de Recursos Naturais da UFCG.

SARA HENRIQUE PONTES

Graduada em Administração pela UFCG. Mestranda do Programa de Recursos Naturais da UFCG.

JOSÉ DANTAS NETO

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Agronomia na área de Irrigação e Drenagem pela UNESP.  Professor Dr. do Programa de Recursos Naturais da UFCG.

Publicado

2014-05-05

Como Citar

MARCELINO PATRÍCIO, M. D. C., CABRAL, A. D. A., A. F. DANTAS, J. R., PONTES, S. H., & NETO, J. D. (2014). COMPARAÇÃO DA PEGADA HÍDRICA ENTRE CLASSES CONSUMIDORAS QUE COMPÕEM O CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/PB. POLÊM!CA, 13(2), 1267–1279. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10621

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS