Modos de pensar dos profissionais do Programa Academia da Saúde sobre saúde e doença e suas implicações nas ações de promoção de saúde

Autores

  • Ana Mônica Serakides Ivo Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte-MG, Brasil
  • Deborah Carvalho Malta Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte-MG, Brasil
  • Maria Imaculada de Fátima Freitas Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte-MG, Brasil

Resumo

O Programa Academia da Saúde (PAS) foi criado para contribuir com a promoção da saúde, produção do cuidado e melhoria do acesso à prática de atividade física, a partir da visão holística do cuidado. Objetivo: compreender representações de profissionais do PAS sobre saúde/doença, que fundamentam as atividades de promoção à saúde, dirigidas à população. Metodologia: estudo qualitativo fundamentado na teoria das Representações Sociais, entendendo-as como pontos de vista, explicitados na ação humana. Entrevistas em profundidade, com profissionais de educação física do PAS de Belo Horizonte, foram interpretadas pela Análise Estrutural de Narração. Resultados: existem representações centrais que definem a saúde como o oposto à doença, representações periféricas, sendo saúde mais do que ausência de doença. O modelo biomédico presente convive com pontos de vista que ampliam a prática em saúde, voltada para a construção da promoção da saúde como um bem e um direito. Para manterem paralelas estas representações, os profissionais se utilizam, contraditoriamente, do discurso oficial que criou o Programa, ancorado na Saúde Coletiva, e do discurso da ciência e do senso comum, ancorados na Biologia. A implicação do profissional nas ações torna-se paradoxal, exigindo melhorias em sua formação para continuar a mudança de paradigma na atenção à saúde.

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Publicado

2019-06-19

Como Citar

Ivo, A. M. S., Malta, D. C., & Freitas, M. I. de F. (2019). Modos de pensar dos profissionais do Programa Academia da Saúde sobre saúde e doença e suas implicações nas ações de promoção de saúde. Physis: Revista De Saúde Coletiva, 29(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/physis/article/view/43294

Edição

Seção

Temas livres