Práticas de grupo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família: perspectiva do usuário

Autores

  • Elaine Toledo Pitanga Fernandes Universidade Vale do Rio Doce, Odontologia. Governador Valadares-MG, Brasil
  • Melissa Nathielle de Lima Souza Universidade Vale do Rio Doce, Enfermagem. Governador Valadares-MG, Brasil
  • Suely Maria Rodrigues Universidade Vale do Rio Doce, Odontologia. Governador Valadares-MG, Brasil

Resumo

Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de conhecer a percepção dos usuários da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em relação às práticas de grupo desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A amostra foi constituída por 27 indivíduos participantes das atividades de grupo desenvolvidas em cinco ESFs apoiadas por uma equipe do NASF do município estudado. Os dados foram coletados por meio de entrevistas conduzidas com base em um roteiro semiestruturado versando sobre os temas: conhecimento das atividades desenvolvidas pelo NASF; características das atividades; benefícios advindos da participação nas atividades de grupo; tempo de participação; periodicidade da atividade; e relação com os profissionais. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo, de Bardin. A maioria dos entrevistados se mostrou satisfeita com a acessibilidade ao serviço e os resultados advindos da participação nas práticas de grupo, motivados pelos benefícios terapêuticos e sociais. Pode-se concluir que os usuários possuem uma percepção positiva em relação às práticas de grupo oferecidas pelo NASF, destacando os resultados terapêuticos satisfatórios, criação de vínculos afetivos, proporcionando o fortalecimento das relações interpessoais, bem-estar e melhoria na qualidade de vida.

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Publicado

2019-06-19

Como Citar

Fernandes, E. T. P., Souza, M. N. de L., & Rodrigues, S. M. (2019). Práticas de grupo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família: perspectiva do usuário. Physis: Revista De Saúde Coletiva, 29(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/physis/article/view/43219

Edição

Seção

Temas livres