Currículo e Prática: Tensões que se Revelam no Contexto da Formação.

Autores

  • Neide Cavalcante Guedes

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2012.8413

Palavras-chave:

Currículo. Formação. Curso de Pedagogia.

Resumo

Neide Cavalcante Guedes

DOI: 10.12957/periferia.2012.8413

O estudo objetivou compreender a relação entre o currículo e a formação que acontece nos estágios, considerando o eixo do curso de Pedagogia que é a formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. O pressuposto é de que discutir o currículo conduz a uma reflexão sobre: Como o professor é formado? Como ele operacionaliza a prática? O campo empírico se constituiu de 25 alunos. O estudo é de natureza qualitativa cujo dispositivo de mediação foi o questionário onde os alunos expressaram angústias e tensões desse momento de conclusão da formação inicial. Os resultados evidenciam que as reflexões trazidas pelos alunos nos conduziram à apreensão de que a relação instituinte/instituído do currículo provoca conflitos e tensões que podem acarretar processos de institucionalização dinâmicos e únicos sendo, nessa perspectiva, que se opera a relação entre formação e currículo.

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Como Citar

Guedes, N. C. (2013). Currículo e Prática: Tensões que se Revelam no Contexto da Formação. Periferia, 4(1), 58–73. https://doi.org/10.12957/periferia.2012.8413