RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE RODAS DE CONVERSA ON-LINE COM PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69262

Palavras-chave:

Rodas de conversa, Ensino remoto, Trabalho docente, Pandemia

Resumo

O artigo tem como intencionalidade relatar e discutir a possibilidade de um espaço de conversa on-line com professores do ensino básico da rede pública de educação durante a pandemia de COVID-19, entendendo um contexto de desigualdades educacionais, como isso afeta o trabalho docente e consequentemente sua saúde psíquica. Para isso, tomou-se como ponto de partida um relato de experiência de estágio supervisionado no curso de Psicologia que propunha a realização de rodas de conversa como dispositivo de intervenção, além de uma pesquisa bibliográfica com referenciais da própria Psicologia, como a Psicodinâmica do Trabalho, e de autores da Educação, com ênfase nas contribuições político-pedagógicas da obra de Paulo Freire. Nessa perspectiva, entende-se as rodas de conversas remota no período de pandemia como um ambiente construído coletivamente com os participantes, o qual proporciona um local de diálogo, escuta e compartilhamento de experiências de suas realidades com os pares, possibilitando as ampliações de si, do mundo, de pensar e repensar as práticas educativas, as instituições e o território que habitam no sentido de fortalecê-las. E da mesma forma estimular a autonomia das participantes, suas potencialidades e capacidade criativa, no sentido de permitir a abertura e a constituição de novas estratégias subjetivas assim como de processos formativos por meio da conversação on-line.

Biografia do Autor

Mariana de Castro Moreira, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta no Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - UFF/Rio das Ostras. Áreas de interesse: Psicologia, Educação e processos de construção de conhecimentos. Movimentos Sociais, Organizações da Sociedade Civil e Políticas Públicas. Possui doutorado (2014) e mestrado (2000) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Psicologia Social (Aprovada no concurso do Conselho Federal de Psicologia, 2012). Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD/UFF, 2016). Graduação em Psicologia pela UFRJ (1997). Possui experiência docente no Ensino Superior desde 1999 e em pesquisa desde 1994. Foi professora substituta do Departamento de Psicologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nas disciplinas Psicologia Escolar, Psicologia aplicada à Educação, Psicologia Social e Psicologia Social Comunitária, Pesquisa intervenção. Possui experiência na gestão de projetos sociais e educativos junto a Organizações da Sociedade Civil desde 1991. Participou de diversos conselhos formuladores de Políticas Públicas. É autora de artigos e livros publicados nas áreas de atuação. Atualmente é membro do GT Tecnologias, subjetividades, políticas e escritas de pesquisa da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e associada à ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social). Fez parte da diretoria nacional da ABRAPSO entre 1999/2000.

Maurício Barroso Júnior, Universidade Federal Fluminense

Estudante de Psicologia. Interesses pela área de Educação, processos de formação, Psicologia do Trabalho e saúde do trabalhador.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Moreira, M. de C., & Barroso Júnior, M. (2022). RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE RODAS DE CONVERSA ON-LINE COM PROFESSORES. Periferia, 14(3), 149–171. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69262