NOVOS TEMPOS EXIGEM NOVAS POSTURAS: O SABER MEDIATIZADO DOCENTE NA EDUCAÇÃO 4.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67599

Palavras-chave:

Educação 4.0, Saber mediatizado, Formação de professores, Contemporaneidade, Humanidade digital,

Resumo

Com a evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC's) e sua posterior aplicação na educação, um novo formato de ensino surge, e faz-se necessário repensarmos o conjunto de saberes empregues pelo docente. Neste contexto, buscamos com este artigo discutir acercados aportes necessários para a formação docente na chamada educação 4.0. Para isso, utilizamo-nos de uma análiseexperiencial da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, assumindoa visão docente como operadordo novo processo. Como construção do argumento, partimos de aportes teóricos acerca da evolução da economia e de sua relação com a categorização da educação. Posteriormente, seguimos para a apresentação de dados obtidos por meio de um estudo de caso e, finalmente, trazemos à guisa de discussão os saberes necessários para a formação docente em tempos de educação 4.0. Defendemos, todavia, que caberá aos novos currículos de formação docente a inserção de disciplinas que trabalhem o saber mediatizado. Deste modo, caberá uma reformulação dos cursos de formação inicial no que tange à educação 4.0.

Biografia do Autor

Carlos Mometti, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo Concordia University

Graduado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2016) e Università Degli Studi di Roma "La Sapienza" (2014 - 2016). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Especialista na área de Formação de Professores que ensinam Matemática e Física. Doutorando em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação e Instituto de Física, ambos da Universidade de São Paulo (USP) e Concordia University (Canada). Esteve integrante do Programa de Formação de Professores (FEUSP - 2016 a 2017). Formador pedagógico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Inovação Curricular (NUPIC/2016 - atual), Decolonizing Light: Tracing and countering colonialism in physics, Canada (2020 - atual) e pesquisador integrante da Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2021 - 2022) e da Cátedra José Bonifácio, do Centro Ibero Americano da Universidade de São Paulo. Membro ativo da Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Associação Nacional dos Professores de Matemática (Brasil), Associação dos Professores de Matemática (Portugal), Sociedade Brasileira de Matemática, National Association for Research in Science Teaching (NARST), Red de Centros de Investigación en Matemática Educativa (Red Cimates - América Latina) e British Educational Research Association (BERA). Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores que ensinam matemática, metodologia de ensino de física e matemática e decolonialidade aplicada aos estudos curriculares. 

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Mometti, C. (2022). NOVOS TEMPOS EXIGEM NOVAS POSTURAS: O SABER MEDIATIZADO DOCENTE NA EDUCAÇÃO 4.0. Periferia, 14(3), 290–308. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67599