CRIANÇA E NATUREZA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66010

Palavras-chave:

Educação Infantil, criança, natureza

Resumo

Esta pesquisa destina-se à reflexão da convivência com a Natureza na Educação Infantil, no que se refere ao incentivo à curiosidade, à exploração, ao questionamento, às vivências e experiências das crianças, pensando nos possíveis caminhos que promovam o cuidado, a alegria de viver/brincar ao ar livre, a interação e a preservação da biodiversidade dentro da escola. Para esta reflexão, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental com a literatura especializada. Através de Lobo (2013), Antônio (2019), Tiriba, Flores e Rodrigues (2016) e Ostetto (2017), aprofundamos o referencial teórico de suporte à investigação, bem como a análise da lei e documentos em conexão com nossa temática. Essa pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que, segundo Gil (2016, p. 27), tem “o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato”, analisou os dados levantados, observando os desafios das instituições educacionais para derrubar o emparedamento das crianças, visando um maior equilíbrio e contato com a natureza, através de possibilidades que destaquem a pluralidade de atividades que conectem infância e natureza.

 

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

Abreu, V. F. de, Siqueira, T. S. de O., & Castro, A. G. de. (2022). CRIANÇA E NATUREZA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Periferia, 13(3), 09–24. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66010