UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: o projeto Arte e Diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.64963

Palavras-chave:

arte, educação, deficiência, formação, universidade.

Resumo

Este artigo apresenta o Projeto de extensão Arte e Diferença, desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2017.  O projeto consistia, incialmente, na realização de oficinas artísticas com jovens e adultos com e sem deficiência, processo que sofreu alterações nos anos de 2020 e 2021 em decorrência da pandemia. O texto discorre sobre cinco princípios norteadores do projeto: acessibilidade, ludicidade, autoralidade, articulação entre o singular e o coletivo, curiosidade pelo outro, evidenciando o entrelaçamento desses princípios ao percurso de trabalho proposto . O texto focaliza elementos relacionados à proposta metodológica do projeto e aos seus efeitos para o percurso formativo das estudantes, tendo em vista a constatação de que a temática da deficiência ainda ocupa uma posição secundária na formação universitária.  Os conceitos de hospitalidade e plasticidade são retomados para refletir sobre o lugar ocupado pelo outro, sobretudo quando a experiência do outro se coloca na dimensão do estrangeiro, facilmente enquadrado em rótulos  e saberes previamente definidos. Ao longo da escrita do artigo, busca-se indicar a potencialidade da extensão, articulada às atividades de ensino e pesquisa, como vertente que favorece um engajamento da universidade com as questões e desafios vivenciados pelos sujeitos na atualidade. 

 

Biografia do Autor

Monica Maria Farid Rahme, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Anamaria Fernandes Viana, Curso de Licenciatura em Dança - Escola de Belas Artes -Universidade Federal de Minas Gerais

Anamaria Fernandes Viana. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Artes do Espetáculo pela Universidade de Rennes 2. Professora do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2022-08-23

Como Citar

Farid Rahme, M. M., & Viana, A. F. (2022). UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: o projeto Arte e Diferença. Periferia, 14(2), 41–61. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.64963