Práticas Pedagógicas Inovadoras e Tecnologias Digitais Imersivas na Educação Infantil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63513

Palavras-chave:

Tecnologia Imersiva, Tecnologias Digitais, Prática Pedagógica, Educação Inovadora, Educação Infantil.

Resumo

Apresenta uma pesquisa qualitativa sobre as produções científicas disponíveis no Google Acadêmico e que versam sobre Práticas Pedagógicas Inovadoras e o uso de Tecnologias Digitais Imersivas no contexto educativo. O objetivo geral foi elencar as experiências docentes e os projetos educacionais pautados nas Tecnologias Digitais e Imersivas no contexto nacional. A fundamentação teórica percorreu a teoria de Pereira (2005); Miranda (2007); Vieira (2011); Alves (2020); Carneiro (2020), dentre outros. O método de produção de dados foi a Revisão Sistemática na plataforma Google Acadêmico pelo uso dos termos de busca: “educação infantil” AND “tecnologias imersivas”. O corpus de análise se constituiu a partir de critérios de inclusão e exclusão e a construção dos resultados ocorreu pela Análise Interpretativa dos títulos, resumos e palavras-chave dos documentos, seguido pela leitura dinâmica para identificação dos aspectos considerados relevantes. Foram utilizadas quatro questões norteadoras para a interpretação dos resultados, sendo elas: a) A que público se destinou? b) Que disciplina ou conteúdo orientou a Prática de Pedagógica? c) Houve utilização de Tecnologia Digital ou Imersiva? d) Havia relação com Projeto de Ensino ou de Pesquisa? Os resultados obtidos demonstraram uma baixa representatividade de estudos sobre a temática da pesquisa disponível no Google Acadêmico, motivando a reflexão sobre os percalços que dificultam o encontro de professores da educação básica com documentos científicos que socializam experiencias sobre uso de Tecnologias Digitais e Imersivas como Prática Pedagógica Inovadora.

Biografia do Autor

Deisiré Amaral Lobo, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Bibliotecária Documentalista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Chefe do Serviço de Referência da Bibioteca Central UFSM.

Regina Barwaldt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Doutora em Informática na Educação e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é Docente Adjunta no Centro de Ciências Computacionais (C3) da Universidade Federal do Rio Grande. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação/PPGComp e docente colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências/PPGEC, na FURG. Coordenadora do Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Ticedu/SEAD/FURG. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atua nas temáticas, como: Engenharia Educacional, Tecnologia Assistiva, Interface Humano Computador e Inteligência Artificial na Educação.

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

Amaral Lobo, D., & Barwaldt, R. (2022). Práticas Pedagógicas Inovadoras e Tecnologias Digitais Imersivas na Educação Infantil. Periferia, 13(3), 230–256. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63513