PRODUÇÃO MUSICAL NA PERIFERIA: processos educacionais na potencialização da identidade cultural

Luis Darlan Gomes Faria Filho, Carlos Augusto Pinheiro Souto

Resumo


Esta pesquisa se constitui como estudo autonarrativo que tem por objetivo, investigar de que forma a produção musical tem contribuído para a potencialização cultural de jovens da periferia a partir de lembranças e vivências de um educador musical e produtor musical na cidade de Vigia-PA, considerando o recorte temporal de 2017 a 2021 que marca sua inserção como graduando em música da Universidade do Estado do Pará – UEPA e atuação na produção musical de diversos trabalhos autorais realizados por artistas locais. Para este estudo, que privilegiará lembranças/experiências, optou-se pela abordagem qualitativa com metodologia autonarrativa, que atualmente assumem um maior protagonismo nos espaços acadêmicos fazendo com que haja uma ressignificação da ecologia comunicacional no que diz respeito a investigação científica. Viçosa et al. (2019) e Domenico (2019), em permanente diálogo, nos ajudarão a refletir sobre a autonarrativa e sua aplicação da pesquisa qualitativa. No que diz respeito à Educação Musical, Produção musical e periferia, autores como Souza (2004), Souto (2019), Dreher (2010), Morigi (2004), Macedo (2007), Beltrame (2017 e 2018) e Cotrim (2020) se relacionarão teorizando as conceituações às experiências narradas. Considera-se que a partir desse estudo autonarrativo será possível contribuir com novas ações para a educação e produção musical na periferia, bem como com o fortalecimento da cultura local.


Palavras-chave


Educação musical; Produção musical; periferia; abordagem autonarrativa.

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.63494

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540