DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: A TECNOLOGIA EM QUESTÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63136

Palavras-chave:

Educação Infantil, Tecnologias, Pandemia, Sociologia da Infância.

Resumo

A pandemia gerada pela COVID-19 tem sublinhado desafios e muitas preocupações na sociedade e nas pessoas como um todo. Além de perguntas inerentes ao caos, tem a educação infantil como um campo acentuado de momentos angustiantes em relação às crianças da Educação Infantil, ponto inicial deste estudo. Assim, este artigo, busca traçar, reflexões sobre o acesso das crianças às tecnologias digitais no contexto das instituições educacionais e/ou fora dele. Tem como objetivo pensar o uso das tecnologias digitais nesta etapa educativa, no contexto de pandemia, como suporte de aprendizagem e comunicação entre as famílias e as instituições infantis. De abordagem qualitativa, é uma pesquisa documental que inclui textos legais e manuais orientadores sobre Educação Infantil, bem como a sociologia da infância como aporte teórico e, apresenta uma Roda de conversa entre uma professora, uma mãe e uma criança, para emergir os dados da pesquisa, apontando dessa forma, que a articulação tecnológica se faz emergente considerando a pandemia responsável por muitas mudanças na atualidade.

 

Biografia do Autor

Magda Barbosa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana.

Magda Barbosa da Silva, academica do sexto semestre do Curso de Pedagogia. Campus de Aquidauana. UFMS.

Janaína Nogueira Maia Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus Aquidauana.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá (1996), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2013) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB) 2020 - Estágio Avançado de Doutoramento em Estudos da Criança/Sociologia da Infância - Universidade do Minho em Braga/Portugal - 2018/2019. Atualmente é Professora Efetiva - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAQ, Pesquisadora do GEPDI (Grupo de Estudos e Pesquisas da Docência na Infância - UCDB) e atua principalmente nos seguintes temas: Criança, Infância, Culturas Infantis, Sociologia da Infância, Cultura e Formação de Professores/as.

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

da Silva, M. B., & Maia Carvalho, J. N. (2022). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: A TECNOLOGIA EM QUESTÃO. Periferia, 13(3), 257–278. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63136