DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: A TECNOLOGIA EM QUESTÃO

Magda Barbosa da Silva, Janaína Nogueira Maia Carvalho

Resumo


A pandemia gerada pela COVID-19 tem sublinhado desafios e muitas preocupações na sociedade e nas pessoas como um todo. Além de perguntas inerentes ao caos, tem a educação infantil como um campo acentuado de momentos angustiantes em relação às crianças da Educação Infantil, ponto inicial deste estudo. Assim, este artigo, busca traçar, reflexões sobre o acesso das crianças às tecnologias digitais no contexto das instituições educacionais e/ou fora dele. Tem como objetivo pensar o uso das tecnologias digitais nesta etapa educativa, no contexto de pandemia, como suporte de aprendizagem e comunicação entre as famílias e as instituições infantis. De abordagem qualitativa, é uma pesquisa documental que inclui textos legais e manuais orientadores sobre Educação Infantil, bem como a sociologia da infância como aporte teórico e, apresenta uma Roda de conversa entre uma professora, uma mãe e uma criança, para emergir os dados da pesquisa, apontando dessa forma, que a articulação tecnológica se faz emergente considerando a pandemia responsável por muitas mudanças na atualidade.

 


Palavras-chave


Educação Infantil; Tecnologias; Pandemia; Sociologia da Infância.

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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63136

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540