A Relação entre o Capitalismo no Pós Pandemia e os coletivos de cultura dos subúrbios cariocas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.60931

Palavras-chave:

Pandemia, Coletivo, Cultura, Capitalismo, Subúrbios.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os efeitos da distribuição desigual dos investimentos públicos e privados e seus efeitos nefastos na Cultura dos Subúrbios Cariocas durante a pandemia de Covid19. Ancorado em pesquisas realizadas a partir das redes sociais, da vasta oferta de informações das mídias sociais, conjugado com material de pesquisa de campo colhido antes da pandemia. O artigo também visa apresentar as fragilidades expostas pelo capitalismo como sistema produtor de bem-estar social. Para isso, apresentaremos uma análise comparativa do desenvolvimento capitalista no Brasil, sob a perspectiva cultural. Mas, para que a análise tenha um fio lógico, é necessário apresentar o conjunto de acontecimentos históricos que levaram a economia da Cidade do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana ao estágio de estagnação atual, trazendo consequências para os investimentos em políticas públicas mais robustas. Essa retrospectiva começa com a adoção da cultura como instrumento de desenvolvimento e de afirmação nacional, assim como a perda da liderança por parte da Cidade do Rio de Janeiro como principal polo de desenvolvimento industrial do país para São Paulo, a perda da capitalidade e seus efeitos econômicos, a ditadura militar, a redemocratização e a crise econômica dos anos 1980, e, por fim, as mudanças na estrutura produtiva da indústria.

Biografia do Autor

Claudio Jorge Soares, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF - Campos dos Goytacazes - RJ.

Doutorando, Pesquisador do Centro de Ciência do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - Rj;  vinculado ao Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA). Desenvolve pesquisas com enfase nos Estudo do Território e Cultura em especial os estudos de formação dos Subúrbios.

Caterine Reginensi, Docente do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA) do Centro de Ciências do Homem - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ.

Formação Acadêmica: Doutora em Sociologia, atua Linha de Pesquisa: Antropologia Urbana. É docente e pesquisadora do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Soares, C. J., & Reginensi, C. (2021). A Relação entre o Capitalismo no Pós Pandemia e os coletivos de cultura dos subúrbios cariocas. Periferia, 13(2), 16–33. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.60931