Lendo Triste fim de Policarpo Quaresma e São Bernardo a partir da educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55074

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação Rural, Literatura

Resumo

O artigo apresenta leituras de dois romances, Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e São Bernardo, de Graciliano Ramos, conectando-os aos problemas levantados pela Educação do Campo. Mostra-se pertinente tal articulação tendo em vista: o panorama histórico presente na obra de Lima Barreto, fazendo ver a produção da situação agrária no Brasil da Primeira República; os papéis que a educação e a escola apresentam em São Bernardo, por um lado, enquanto dispositivo de adestramento das pessoas que vivem e trabalham no campo, em acordo com a soberania do proprietário, por outro, enquanto meio de desestabilização de um estado de coisas que privilegia à propriedade em detrimento da existência dos povos do campo. O uso que se faz dos romances está em acordo com a perspectiva de que a literatura se apresenta, a um só tempo, como análise do estado de coisas e meio de intervenção no mesmo. Trata-se, aí, como diz Lima Barreto, de literatura militante.

Biografia do Autor

Erick Araujo, Unb

Graduação em Pedagogia (Uerj). Mestrado (Ensp) e doutorado (UFF) em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Pós-doutorado pelo PPGHIS/Ufop. Doutorando em Metafísica (UnB).

Paula Colares, Ufopa

Graduação em Ciências Sociais (UFRJ). Mestrado e doutorado em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ). Professora da Formação Básica Indígena e do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Araujo, E., & Colares, P. (2021). Lendo Triste fim de Policarpo Quaresma e São Bernardo a partir da educação do campo. Periferia, 13(2), 207–223. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55074