O CAMPO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O POTENCIAL DO RÁDIO NO ÂMBITO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.53464Palavras-chave:
interdisciplinaridade, educação, comunicação, JC Papo Reto, rádio comunitária.Resumo
O presente artigo tem por objetivo descrever a contribuição e uso do rádio como meio de produção de conteúdo educativo por alunos no programa JC Papo Reto, veiculado aos sábados no período matutino, pela emissora comunitária Norte FM, de Cascavel-PR. Nos últimos anos observou-se um aumento de estudos e práticas a partir do uso de tecnologias de informação e comunicação – TIC em sala de aula, pela identificação, por parte do professor, sobre as potencialidades que podem oferecer. Para tanto, o rádio tem sido com frequência apropriado como ferramenta de estímulo ao conhecimento, uma vez que pode potencializar o ensino e aprendizagem. A pesquisa é um estudo de caso com levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada, realizada entre os dias 09 de dezembro de 2019 a 06 de janeiro de 2020. O estudo demonstrou que o programa JC Papo Reto tem sido um espaço democrático na mídia, contemplando a produção e estímulo ao conhecimento, trabalho coletivo, construção de projetos, pensamento crítico, desenvolvimento da escrita e expressão. Além disso, destaca-se a construção da autonomia e formação de comunicadores comunitários.
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