O CAMPO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O POTENCIAL DO RÁDIO NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Autores

  • André Crepaldi IFPR - Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.53464

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, educação, comunicação, JC Papo Reto, rádio comunitária.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo descrever a contribuição e uso do rádio como meio de produção de conteúdo educativo por alunos no programa JC Papo Reto, veiculado aos sábados no período matutino, pela emissora comunitária Norte FM, de Cascavel-PR. Nos últimos anos observou-se um aumento de estudos e práticas a partir do uso de tecnologias de informação e comunicação – TIC em sala de aula, pela identificação, por parte do professor, sobre as potencialidades que podem oferecer. Para tanto, o rádio tem sido com frequência apropriado como ferramenta de estímulo ao conhecimento, uma vez que pode potencializar o ensino e aprendizagem. A pesquisa é um estudo de caso com levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada, realizada entre os dias 09 de dezembro de 2019 a 06 de janeiro de 2020. O estudo demonstrou que o programa JC Papo Reto tem sido um espaço democrático na mídia, contemplando a produção e estímulo ao conhecimento, trabalho coletivo, construção de projetos, pensamento crítico, desenvolvimento da escrita e expressão. Além disso, destaca-se a construção da autonomia e formação de comunicadores comunitários.

Biografia do Autor

André Crepaldi, IFPR - Cascavel

Professor do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, modalidade subsequente. Mestrando pelo programa de pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2019-2021). Estuda a interatividade no rádio hertziano e online. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2018); especialista em Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade São Braz (2017); especialista em Educação e Formação Empreendedora pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2016) e graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Faculdade Assis Gurgacz - FAG (2014). Possui experiência profissional na área de comunicação, com ênfase em marketing digital, e-commerce, fotografia e rádio.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Crepaldi, A. (2022). O CAMPO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O POTENCIAL DO RÁDIO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. Periferia, 14(1), 141–161. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.53464

Edição

Seção

Artigos