DAS “PALAVRAS ALHEIAS” ÀS “MINHAS PALAVRAS”: A SINGULARIDADE E O POSICIONAMENTO DISCURSIVO DE UM SURDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.52202

Palavras-chave:

Vozes, Alteridade, Ser responsável e dialógico, Singularidade

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é analisar a construção do discurso próprio com base no discurso de outrem, mostrando o movimento dialógico da palavra alheia em língua portuguesa à palavra própria em Libras de um estudante surdo, do curso de Letras/Libras da Universidade Pública do Estado. Nesse movimento dialógico de construção das vozes, identifica-se o posicionamento valorativo do discurso desse sujeito surdo nos eventos acadêmicos intercalado pelo discurso alheio. A metodologia é organizada na análise de um discurso proferido pelo surdo, no III Colóquio de Estudos Bakhtinianos, do Grupo de Estudos e Linguagem e Praticas da Amazônia (GELPEA) em 2018, na Universidade do Estado do Pará (UEPA). A fundamentação teórica é baseada em Bakhtin (2010;2016) que trata da participação concreta, real e responsável do sujeito na relação com o outro no acontecimento histórico cultural – um ser expressivo das ciências humanas que dialoga; Volóchinov (2017), que aborda sobre o discurso alheio constitutivo do discurso autoral; e Freire (2016), que aborda a consciência do sujeito, do inacabamento e do estar no mundo com responsabilidade ética. Os resultados mostram que o surdo pesquisado elabora seu posicionamento de forma singular do tema “alteridade” na esfera universitária. Outras vozes intercalam-se à voz do estudante surdo em um processo de alteridade. O movimento dialógico organiza-se do posicionamento responsável e responsivo do surdo de ler outros textos relacionados à discussão do evento, para construir dialogicamente o seu discurso autoral. Nessa construção, revela-se o inacabamento do ser e o caráter dialógico.

Biografia do Autor

Felipe Andrei dos Santos Dias, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Letras/LIBRAS pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo de Estudo e Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia - GELPEA. Atua com interpretação de Língua Brasileira de Sinais - Libras. Área de interesse: língua, surdez, educação inclusiva, tradução e interpretação, estudo do discurso com ênfase na abordagem bakhtiniana, estudo de gêneros, ensino de língua portuguesa para surdos. 

Rita de Nazareth Souza Bentes, Universidade do Estado do Pará

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP (2020)-DINTER (USP e UEPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN(2007) e Licenciada Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1991). Participante dos Projetos de Pesquisa: "Letramentos, ensino, memória: a teoria dialógica do discurso (2014-2017) e "Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem" (2019-atual) ligados à Linha de Pesquisa Linguística Aplicada ao Português do Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP), coordenado pela Prof.ª Drª Maria Inês Batista Campos (DLCV-USP), na Universidade de São Paulo. É Professora Assistente do Curso de Letras-Libras, do Departamento de Língua e Literatura - DLLT/CCSE/UEPA e Integrante do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia-GELPEA, da Universidade do Estado do Pará-UEPA, coordenado pelo Prof.º Dr. José Anchieta de Oliveira Bentes e Prof.º Me. Huber Kline na Linha de Pesquisa 4 - Práticas Educativas Inclusivas da Amazônia, atuando na área de Estudos Aplicados ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, Ensino Aprendizagem do Português/Libras, Teoria dialógica da linguagem com o foco nos estudos do enunciado verbo-visual em materiais didático-pedagógicos para a educação de surdos.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Dias, F. A. dos S., & Souza Bentes, R. de N. (2022). DAS “PALAVRAS ALHEIAS” ÀS “MINHAS PALAVRAS”: A SINGULARIDADE E O POSICIONAMENTO DISCURSIVO DE UM SURDO. Periferia, 14(1), 162–180. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.52202

Edição

Seção

Artigos