NÓS POR NÓS MESMOS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DECOLONIAL EM EDUCAÇÃO NO COMPLEXO DA MARÉ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.48745

Palavras-chave:

favela, escola, decolonial

Resumo

Este ensaio é registro de uma reflexão nascida a partir da prática vivida por nós, autores, há mais de quinze anos atuando como profissionais de educação em áreas conflagradas da cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio. A ação educacional descrita, aconteceu no Complexo da Maré, especificamente na Escola Municipal Nova Holanda, situada na favela que leva o mesmo nome, mas poderia ter acontecido em qualquer outra comunidade carioca, haja visto as peculiaridades existentes num contexto de favela, que tem na ausência do poder público, seu maior desencadeador. Numa escrita insurgente pautada na decolonialidade, mantemos diálogo com nossos pares, autores e pesquisadores das favelas, quebradas e periferias do sul global, que busca olhar os saberes dessas localidades com a mesma relevância de saberes outros.

Biografia do Autor

Cristiano Sant'anna de Medeiros, UERJ

Membro pesquisador e vice líder do grupo de pesquisa Kékeré (Proped/UERJ/CNPQ). Membro pesquisador do Grupo de pesquisa CUNADI (Proped/UERJ/CNPQ). Professor SEEDUC/RJ

Isadora Souza Silva, PROPED/UERJ

Doutoranda do grupo de pesquisa PROPED/UERJ. Professora SME/RJ

João Victor Gonçalves Ferreira, UERJ

Mestrando do grupo de pesquisa PROPED/UERJ. Professor do Colégio Teresiano

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

de Medeiros, C. S., Silva, I. S., & Ferreira, J. V. G. (2021). NÓS POR NÓS MESMOS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DECOLONIAL EM EDUCAÇÃO NO COMPLEXO DA MARÉ. Periferia, 13(1), 346–362. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.48745