O LUGAR DA FAVELA COMO PATRIMÔNIO NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA/RJ

Autores

  • Talise Lima Venâncio
  • Aline Dos Santos Portilho Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48714

Palavras-chave:

Favela, Patrimônio, Território, Paisagem Cultural, Miracema-RJ.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre a constituição da favela como patrimônio e paisagem cultural na cidade de Miracema. Apresenta a diversidade cultural imaterial e as expressões das comunidades locais que são reproduzidas materialmente nos bairros destacados para análise. Evidencia sistemas sociais excludentes, tensões, preconceitos, contradições sociais, criminalidade e violência, que contribuem para a construção de um estereótipo negativo, dificultando o reconhecimento de seus atributos culturais, sociais e históricos. Disserta também sobre a introdução da legislação de patrimônios culturais e a patrimonialização da favela no Brasil. Além disso, discute sobre os instrumentos de planejamento territorial em Miracema, analisando não só a sua aplicabilidade na infraestrutura urbana, mas também na minimização da segregação socioespacial nestes lugares.

Biografia do Autor

Aline Dos Santos Portilho, Instituto Federal Fluminense

Possui graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado (2010) e doutorado (2016) em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, é Produtora Cultural (cargo técnico administrativo de nível superior) do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. Iniciou a atuação como Produtora Cultural em 2008, na UFRJ, passando pela Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ (2008 - 2009), pela Escola de Comunicação (2010 - 2014), onde gerenciou projetos culturais e atuou no Laboratório de Produção Cultural. Inicou sua atuação no Instituto Federal Fluminense em 2015, onde coordenou projetos de extensão na área de Cultura do campus Santo Antônio de Pádua (2015-2016), atou na coordenação de Políticas Culturais e Diversidade na Reitoria (2017 - 2018), momento em que prestou assessoria técnica para elaboração do Plano de Cultura da instituição. Atualmente, é responsável pela Coordenação de Cultura no campus Campos Centro, sendo responsável pela elaboração e execução de políticas culturais do campus. Coordena projetos de extensão e de pesquisa que têm a memória, o patrimônio cultural e as políticas culturais como temas centrais. Tem experiência na área de Produção Cultural, com ênfase na gestão cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão cultural nos ambientes de ensino, políticas para a memória, extensão universitária e produção cultural.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Venâncio, T. L., & Portilho, A. D. S. (2020). O LUGAR DA FAVELA COMO PATRIMÔNIO NO MUNICÍPIO DE MIRACEMA/RJ. Periferia, 12(2), 156–182. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48714