CORTIÇOS E PATRIMÔNIO NOS ANOS 1980: tristes desfechos no bairro da Bela Vista, em São Paulo

Autores

  • Claudia Muniz Universidade de São Paulo/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48591

Palavras-chave:

cortiços, patrimônio, Bela Vista, destruição

Resumo

Para este artigo, foram selecionados dois casos por meio dos quais é possível problematizar as relações entre cortiços e patrimônio no bairro da Bela Vista, em São Paulo, durante a década de 1980: o do cortiço conhecido como "Vaticano” e o dos casarões das ruas Assembleia e Jandaia, que permaneceram ocupados com habitações coletivas entre os anos 1960 e 1980. Ambos os casos evidenciam que tanto o patrimônio quanto os cortiços constituíram, naquele momento, elos frágeis no embate de forças entre os moradores, os interesses dos proprietários, do setor imobiliário e da municipalidade e a preservação do patrimônio edificado e dos lugares de moradia. A reflexão é pertinente na medida em que se acredita que essa desigualdade de forças faça parte das dinâmicas urbanas das grandes cidades brasileiras até os dias atuais.

Biografia do Autor

Claudia Muniz, Universidade de São Paulo/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), com a orientação da Profa. Dra. Flávia Brito do Nascimento. Especialização com o curso “Habitação e Cidade", da Escola da Cidade, e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), onde atua como professora de História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo no mesmo curso. Email: claudiamuniz@usp.br.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Muniz, C. (2020). CORTIÇOS E PATRIMÔNIO NOS ANOS 1980: tristes desfechos no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Periferia, 12(2), 183–203. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.48591