ALTERIDADE E DIÁLOGO EM MARTIN BUBER (ENTREVISTA COM GIZELE PARREIRA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2020.47579

Palavras-chave:

Alteridade, Diálogo, Buber.

Resumo

A entrevista com Gizele Parreira foi realizada por meio de e-mails com os professores José Anchieta de Oliveira Bentes e Huber Kline Guedes Lobato, no mês de dezembro de 2019. Nessas interlocuções por meio da internet a entrevistada faz relevantes reflexões sobre o pensamento de Martin Buber, tendo como base a alteridade e o diálogo nas ciências humanas, no campo educacional, nas discussões sobre classes, gêneros e raças e na compreensão da situação política atual em nosso país.

Biografia do Autor

Gizele Parreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/BR (IFG)/Campus Goiânia

Psicóloga pela PUC-Goiás/BR (1988); autora do Livro Martin Buber e o Sentido da Educação (2016). Está em Estágio Pós-Doutoral em Psicologia pela Universidade de Lisboa/PT (2017- 2020). Tem Doutorado em Educação pela PUC-Goiás/BR (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Goiás/BR (2005), Especialização em Gestalt-Terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-Terapia de Goiânia - ITGT/BR (1996), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal de Goiás/BR (2000). Possui experiência na área de Psicologia, Psicologia Infantil, Psicologia Escolar, Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atualmente é professora/pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/BR (IFG)/Campus Goiânia em regime DE (Licenciaturas e Mestrado Profissional em EPT - ProfEPT). Trabalha com os seguintes temas: Educação Dialógica em Martin Buber; Psicologia da Educação e Formação de Professores; Aprendizagem Humana e Dificuldades de Aprendizagem; Teoria de Matthew Lipman: Diálogo Investigativo, Habilidades Cognitivas e Experiência de Aprendizagem.

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED).

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará

Professor Assistente da Universidade Federal do Pará (UFPA), Curso de Letras Libras

Downloads

Publicado

2020-04-11

Como Citar

Parreira, G., Bentes, J. A. de O., & Lobato, H. K. G. (2020). ALTERIDADE E DIÁLOGO EM MARTIN BUBER (ENTREVISTA COM GIZELE PARREIRA). Periferia, 12(1), 271–279. https://doi.org/10.12957/periferia.2020.47579