CONSTRUCTOS FREIRIANOS ENLAÇADOS ÀS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE LIBRAS

Andrea Pereira Silveira, Ivany Pinto Nascimento, Orquídea Coelho

Resumo


Trazemos para o debate os constructos freirianos expressos nas representações sociais de professores acerca do ensino de Língua Brasileira de Sinais – Libras. Trata-se de um estudo pautado no seguinte problema de investigação: como são construídas as representações sociais de professores acerca do ensino de Libras, no ensino superior, e a reverberação destas em suas práticas pedagógicas? Buscamos como objetivo geral analisar as representações sociais de professores acerca do ensino de Libras e a reverberação destas em suas práticas pedagógicas. E de modo específico, nesse artigo, por meio de um recorte, almejamos destacar a perpectiva teórica freiriana evidenciada nas imagens e os sentidos que os professores apresentam sobre o ensino de Libras. Constitui-se em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, pautada nos aportes teórico-metodológicos da Teoria das Representações Sociais (TRS) enlaçada à Educação de Surdos e aos contributos de Freire (2013, 2018a, 2018b). O lócus compreende 5 campi de uma universidade pública localizada no estado do Pará, no Brasil. Os sujeitos são 10 professores de Libras que lecionam essa disciplina nos cursos de licenciaturas. A produção de dados associa a entrevista e a técnica de elaboração de desenhos. Na análise de dados empregamos a Análise de Conteúdo temática. Os resultados revelam que os sujeitos representam o ensino de Libras enquanto: dinamizador de acessibilidade e de mudanças metodológicas; semente do bilinguismo; e reconhecimento da diversidade. Por fim, consideramos, nessas representações, que o pensamento freiriano é latente nos constructos: diálogo, esperança, e superação da prática tradicional.


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DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2020.47054

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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540